domingo, 15 de fevereiro de 2009

OSWALDO E EU.




Boa noite a todos os terráquios e seres do Fantástico Mundo Paralelo...! rs...

Hoje é um domingo chuvoso.
Foi um dia que costumo não gostar... o ócio me entedia... e do tédio vem o sono sem o cansar... sem cansar descanso... e isso faz com que minha Mente tenha movimentos frenéticos... mas nenhuma atitude.
Em resumo... típico dia chato.
Nada se cria.

Porém... devo abrir um parênteses... e agradecer um belo presente que me foi apresentado por um amigo.
Nesse dia chato... houve brilho e vontade!
Brilho... vontade e verdade.

O belo presente foi um tal de Oswaldo Montenegro... rs...
Coloriu meu dia... e por que não dizer... coloriu minha Mente... e talvez quem sabe... minha Vida.

Esse tal Oswaldo...
É cor e Verdade.
Um deleite... ouvir sua voz... seja cantando... falando... gargalhando...
Um bicho grilo apaixonado pela Arte.
Sempre foi e sempre será.
Sua Sabedoria vem de algum banho tomado em chafariz...
... de algum sono curtido numa praça...
... da presença... do olhar e do Amor pela morena... com cachos no cabelo...
Vem dos grandes amigos...
Ele é um grande "contemplador da beleza da simplicidade"...
Simples... sempre simples... e com esse tempero ele acalanta e desencanta tantas situações que parecem uma eterna dor... Discerne com maestria... a volta por cima... a Coragem e a Covardia.
Um poeta... que fica nu diante de qualquer Céu.

Oswaldo é tanto.
Oswaldo é muito!

Foram muitas palavras...
Me tocam profundamente.
Adoro palavras!
Quando bem ditas... se tornam imortais.
Abrem caminhos no Mar...
Passagens secretas...
Decretam a PAZ...
Hipnotizam.
Emocionam.

Na minha concepção... para ouvir o que é bem dito... tem que ser ouvido com o coração.
Para aquilo que é mal dito... escutemos com apenas um só ouvido.
Vamos glorificar o que falam nossos sonhos e realizações...
Vamos deixar menores o que falam as sombras e a escuridão.
Por isso... consigo ser multicor...
Daí vem o meu sorriso... que às vezes de tão incessante chega a inquietar os céticos.

Entendi que "mesmo que eu tente impedir... o Sol sempre vai brilhar"! rs...
Essa é a grande jogada... de Mestre.
Compreender que podemos nos virar... nos transformar... nos colorir... purificar... limpar... encantar com a mais viável estratégia... a tal da Simplicidade.
É dela que se origina a Verdade.
E avistando os tropeços e mágoas com essa energia a cura é possível.
Nos recompomos... e dançamos novamente!
Num bailado leve e prazenteiro.

Dançamos até no silêncio.

Quero agir... quero suar... quero cansar... de tanto fazer aquilo que amo.
Me dedicar ao meu ofício nato...
Ao meu "amor barato"... rs...
A quem me gerou... e a família que escolhi.
Amando e criando.
Fazer... acontecer... realizar...
Esse presente me foi dado.
Por isso... celebro sempre que possível... quase que diariamente.

Que Deus proteja todos os Artistas que fazem do meu Mundo Paralelo... uma eterna celebração!


PINTEM SUAS PAREDES COM AS CORES QUE MORAM DENTRO DE VOCÊ!
USEM CORES VIVAS!
E LINDAS... SEM LIMITES.



Para quem me conhece... rs...


VAMOS CELEBRAR
Lindo... lindo... Oswaldo Montenegro... lindo!

Eu gosto de andar pela rua
bater papo, de lua e de amigo engraçado
Eu gosto do estilo do Zorro
o visual lá do morro e de abraço apertado
Eu gosto mais de bicho com asa
mais de ficar em casa e mais de tênis usado
Eu gosto do volume, do perfume
do ciúme, do desvelo e do cabelo enrolado
Eu gosto de artistas diversos
de crianças de berço e do som do atchim
Eu gosto de trem fora do trilho
de andar com meu filho e da cor do marfim
Tem gente, muita gente que eu gosto
que eu quase aposto que não gosta de mim

Eu gosto é de cantar
Vamos celebrar, celebrar, celebrar... Vamos celebrar
Vamos celebrar, celebrar, celebrar... Vamos celebrar

Eu gosto de artista circense
de astista que pense e de artista voraz
Eu gosto de olhar pra frente
de amar pra sempre o que fica pra trás
Eu gosto de quem sempre acredita
a violência é maldita e já foi longe demais
Eu gosto do repique do atabaque
do alambique badulaque do cachimbo da paz
Eu gosto de inventar melodia
da palavra poesia e de palavra com til
Eu gosto é de beijo na boca
de cantora bem rouca e de morar no Brasil
Eu gosto assim do canto do povo
e de tudo que é novo e do que a gente já viu

Eu gosto é de cantar
Vamos celebrar, celebrar, celebrar... Vamos celebrar
Vamos celebrar, celebrar, celebrar... Vamos celebrar

Eu gosto de atores que choram ali por nós
e namoram ali por nós na TV
Eu gosto assim de quem é eterno
de quem é moderno e de quem não quer ser
Eu gosto de varar madrugada
de quem conta piada e não consegue entender
Eu gosto da risada gargalhada
da beleza recriada pra que eu possa rever
Eu gosto de quem quer dar ajuda
e acredita que muda o que não anda legal
Eu gosto de quem grita no morro
que a alegria é socorro e que miséria é fatal
Eu gosto do começo do avesso
do tropeço do bebum que dança no carnaval

Eu gosto é de cantar
Vamos celebrar, celebrar, celebrar... Vamos celebrar
Vamos celebrar, celebrar, celebrar... Vamos celebrar

Eu gosto é de ver coisa rara
a verdade na cara é do que gosto mais
Eu gosto porque assim vale a pena
a nossa vida é pequena e tá guardada em cristais
Eu gosto é que Deus cante em tudo
e que não fique mudo morto em mil catedrais

Eu gosto é de cantar
Vamos celebrar, celebrar, celebrar... Vamos celebrar
Vamos celebrar, celebrar, celebrar... Vamos celebrar

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens taninha..vc realmente o entendeu..ele é de outra época..da minha epoca..dos bicho grilos que andavam pelas praças e podiam tocar violao em qualquer dia ou hora da noite paulista..sua poesia é para todos..mas so alguns a compreendem..graças a Deus vc a compreendeu..e pudemos trazer mais uma amiga..para o grupo seleto dos que amam Montenegro.
como vc naum cita nome..tambem naum vou citar o meu.rsrsrs
vc entendera que sou eu..seu amigo..EU..rs