quinta-feira, 7 de março de 2013

... FILOSOFANDO NO PARAÍSO.

Nessa viagem descobri uma coisa... viajar é coisa muito boa, e as companhias são peças fundamentais!
Viajar sozinha foi proposital... queria que fosse assim...queria aprender... decidir por mim... desbravar meus obstáculos... testar meus limites, enfim...
Gosto de fazer assim.

Aqui em Alto Paraíso vem gente do mundo todo, pessoas que viajam durante meses, até anos!
Tem condições para isso e faz parte da cultura deles.
Estão sempre em busca de algo... durante uma viagem, já estão pensando na próxima!
Entram e saem de aeroportos como se estivessem em casa.
Já viram de tudo... e dá a impressão de insatisfação... existe uma ganância por lugares.
É incrível!
Quando estacionam por muito tempo num mesmo lugar se incomodam profundamente... parece que estão fora da rotação da Terra, numa espécie de limbo.
Eles se sentem vivos quando viajam e ponto.

E percebi que eu jamais seria assim.
Antes de conhecer lugares, o que mais me encanta são pessoas!
E pra isso não necessariamente tenho que rodar kilômetros...
Sou da minha família, não do mundo.
Gosto mesmo é de fazer amizades.
Gosto mesmo dos meus amados amigos.
Gosto mesmo é de gargalhar jogando conversa fora.
Gosto de abraçar.
Misturar...
Carinhar...
Ser gentil.

Agora aqui na pousada tem um pessoal... um americano, um brasileiro naturalizado americano, uma iraniana, um israelense, uma vietnamita e mais uma brasileira.
Imagino como seria interessante sentar ali no banquinho... fazer uma pequena fogueira e se conhecer... compartilhar sensações e histórias... esse papo ia terminar no próximo século... seria.
Agora à noitinha... fui lá na casa sede, onde funciona o hostel, e estava cada um no seu computador, em total silêncio.
Provavelmente concentrados na próxima viagem... ou conversando com alguém via rede social.
Achei isso esquisito... mas acredito que seja falta de costume da minha parte... rs...
Ué... de que adianta tantas vivências..?!
Pra conversar via internet!
Não dou pra isso, não.
Não conheço nada do planeta... Goiás foi o lugar mais distante que conheci, e possivelmente, falarei desta trip pra muita gente, durante muito tempo...
Essa gringaiada tinha que assistir o filme "Into the Wild", a frase que sintetiza a história diz tudo:
"A Felicidade só é real quando compartilhada."
Essa é a real!

Que fique claro que não me sinto preconceituosa falando dessa maneira.
Foi só uma coisa estranha que percebi.
A maioria das pessoas que vivem aqui são alternativos em tudo... modo de comer, de vestir, de visão de mundo... de sociedade. E dentre eles existem os mais radicais... a ponto de não se relacionarem com quem ainda é "corrompido pelo sistema".
Assim não dá, né... cadê o respeito a diversidade de opiniões?!
Parece que levam a risca o "cada um no seu quadrado".

Teve um "causo" que me contaram... de uma chilena moradora aqui da cidade... mãe de dois filhinhos.
Ela os cria de forma alternativa... fora dos padrões mesmo!
Se alimentam de um suco verde, não conhecem os tradicionais docinhos e chocolatinhos que as crianças tanto adoram, falam uns 03 idiomas... "A água da piscina está green!"... são alfabetizados sem lousa, cadernos ou sala de aula, educadíssimos e acima de tudo, os olhinhos são brilhantes de saúde e felicidade!
Lindo isso!

Ah, também tenho que citar a Renatinha... estudou na Califórnia, viajou pelo mundo desde os 16 anos de idade, comeu o pão que o diabo amassou em New Jersey com a filha, e foi guerreira!
Nasceu em Porto Alegre, morou em Brasília... perdeu o pai, comandante, num acidente aéreo.
De voz branda e calma é um deleite ouvir suas histórias.
Ela compartilha.
Sorri.
É gentil...
E hoje mora aqui em Alto Paraíso, faz seu artesanato no bambu e em qualquer outro material que sua inspiração tiver vontade. Trabalha num lugar cheio de charme, paz e comida deliciosa.
Degusta a vida e não troca isso por nada!

É possível ser alternativo e abraçar pessoas... sem que façam parte do mesmo conceito.
E gente assim tem aos montes... ainda bem... rs...
Aprendi que gosto mesmo é de me sociabilizar!
Misturar todas as histórias...
Dividir.
Essa coisa de hermitão social, comigo não cola... rs...

FAÇAMOS NUM CALDEIRÃO UMA SOPA...
SOMOS NÓS OS INGREDIENTES...
A única exigência é ser do BEM!

Um comentário:

Anônimo disse...

LInda e essencial essa sua idéia do caldeirão!
Isso é que legal na chapada, há muitas pessoas que trocaram suas existencias urbanas, stressadas, maniacas, viciadas por uma vida nova, num lugar simples, pra viver uma vida simples, comum, apenas pra poder se conhecer e VIVER A PRÓPRIA VIDA.....sabe, elas saíram da boiada, não aceitam mais a vida de gado e acho espetacular essa coragem, admiro muito mesmo!
Quanto aos estrangeiros aposto que eles fazem suas caminhadas mundiais muito amparados por computadores, hj é possível ser/estar conectado em qualquer cantinho do planeta massssss tenho certeza tb de que isso limitará em muito seus conhecimentos físicos pois os lugares mais malucos e bonitos nunca estão na cartilha do guia, apenas os lugares arroz com feijão.
To gostando muito de seus posts.....bjus
Woodstock