quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SÃO AS ÁGUAS DE FEVEREIRO NO MEIO DO VERÃO!

Ontem foi dia da minha mãe Iemanjá, como todos sabem.
E acho que de alguma forma ela queria me ver nas águas... e por um momento achei que fosse até uma benção... mas gostaria que fosse de outro jeito... rs... mas se foi assim mesmo... muito obrigada, Mãe! rs..........

Na chuva.
Enchente!
Foi isso que enfrentei... e cá entre nós, não mantive a calma!!!
Me apavorei mesmo... fiquei assustada... e minha vontade era, num passe de mágica, acabar com toda aquela história e voltar pra casa sã e salva!
Não tinha paciência.
Completamente impotente para se ter alguma boa idéia.
A única que me ocorreu foi sair do carro e ficar debaixo de um telhadinho.
Sim, saí do carro porque além da correnteza, também haviam gigantescos caminhões fazendo grandes ondas e passando a um palmo.
Muita chuva!!!!
Muitos raios!!!
Horas de insegurança total.

Quando vemos no noticiário nos imaginamos tão distantes do problema.
Mas não. Ontem eu estava naquele cenário. Estava dentro da notícia.

E algo que me chamou a atenção foram os moradores da região.
Havia uma certa preocupação no olhar... mas eles andavam pelas águas... e olhavam para aquela confusão toda... como se fosse tão cotidiano... já virou rotina... eles se acostumaram com aquele caos!!!!
É impressionante a adaptação do homem ao meio que vive!!!

E ali também enxerguei algo devastador.
O lixo!
Aquelas garrafinhas de plástico... aqueles entulhinhos que são jogados em qualquer lugar despretensiosamente... causam grandes estragos... que dirá aquela moradora com o rio quase dentro de sua casa porque ele não tem pra onde correr... os lugares por onde escoaria a água estão emtupidos de lixinhos... entulhinhos... e aquele rio, que antigamente tinha espaço... está cada vez mais estreito... porque está sendo empurrado pelo asfalto!
... a Selva é de Asfalto agora.
Moramos numa grande banheira revestida de asfalto e quando chove ela enche e permite assim, um grande banho coletivo! Que maravilha... só faltou espuma.
Se bem que temos espuma sim... tóxicas, em alguns trechos de rio.

É... a Natureza está limpando o que o homem suja assim como quem não quer nada...
E a força dela é algo que jamais se viu.
Talvez a maior de todas!
Maior até do que a sede de poder e ganância dessa sociedade que só pensa em "ter".

A situação está realmente preocupante.
E não é útil ir atrás dos "culpados"... não se tem tempo pra isso.
Temos que agir.

E agora...?

Um comentário:

Thaís Oliveira disse...

Ás vezes dá até tontura de olhar ao redor e ver o caos que está esse mundo doido. Iemanjá trouxe realmente muita água. Entendo tudo isso como um bom aviso da natureza que o homem é incapaz de entender, pelo menos é o que parece.
Quanta ignorancia!!!
Hunf...